Saída de São Paulo
17/03/2017Saída de SP na sexta feira à noite, dia 17, às 22h, de ônibus, em frente à estação de metro Sumaré, Zona Oeste de SP.
Curitiba é a Capital nacional da mobilidade, e a Estrada da Graciosa é uma descida de 900 metros de altura até o nível do mar pela mancha mais conservada de mata atlântica do país. Vamos ao lugar onde é possível descer sem pedalar por dezenas de qilômetros entre uma paisagem de tirar o fôlego em um calçamento que foi rota de tropeiros. Após o almoço em Morretes, onde é possível apreciar o centenário prato típico de Barreado, o retorno à SP será realizado em um passeio de trem pela Mata Atlâtica até Curitiba, em uma estrada de mais de cem anos de idade. Em Curitiba, ao final do dia, retornamos a SP com previsão de chegada na madrugada de domingo.
Neste pacote, eecutaremos o "Trecho de Serra", de acordo com o destino Estrada da Graciosa do nosso site, abaixo:
Motivo de trazer os turistas para o Paraná de todo o Brasil, a Estrada da Graciosa tem infraestrutura excelente, com banheiros e estandes de comida típica (recomendadíssima) pelo caminho. Também há a Cachoeira da Graciosa onde é possível tomar um banho. Após a descida, chega-se à cidade de Morretes, um deslumbre à parte.
Saída de SP na sexta feira à noite, dia 17, às 22h, de ônibus, em frente à estação de metro Sumaré, Zona Oeste de SP.
Na manhã de sábado, chegaremos ao Portal da Graciosa, onde desembarcaremos com as bicicletas
Após as orientações dos monitores, faremos um alongamento e partiremos em nossas bikes pela Estrada da Graciosa
Percorreremos o trecho inicial da estrada, passando o portal, até o Mirante da Graciosa, 8 km depois, onde você poderá escolher entre percorrer o trecho antigo em terra enquanto os outros aguardam no Mirante e na barraca de alimentação e hidratação, ou se prefere descansar e tirar umas fotos.
Pedal: 6 km
No local, tomaremos café da manhã (não incluso) experimentando as delícias locais, como a Coxinha de Aipim, a banana chips e os quitutes caseiros.
Aos que quiserem encarar o trecho antigo, são 4 km de terra que levam à outra saída da estrada, e mais 10 km no asfalto para retornar e encontrar o restante do grupo.
Pedal: 15 km
Agora começa a descida! A primeira é pequena, de apenas 2 km, rumo à cachoeira da Graciosa, onde, com tempo quente, é possível tomar uma boa água na cabeça.
Pedal: 2 km
A maior descida da cicloviagem, a Descida da ponte tem 11,2km só de descidas no pavimento de paralelepípedo bem calçado, com lindas paisagens e requer muito cuidado e atenção na pilotagem! Curvas sinuosas, e muito vento no rosto estão garantidos!
Pedal: 9 km
N antiga ponte metálica da Graciosa, onde faremos uma pausa para reunir o grupo e bater uma foto da nossa conquista, é nossa última parada antes da chegada a Morretes, o desitno final!
Último trecho pedalado, com destino a Morretes, no nível do mar, onde deixaremos as bicicletas, tomaremos banho (opcional, aprox. R$3 por pessoa), e almoçaremos juntos para celebrar o feito!
Pedal: 17 km
Chega a hora aguardada por todos de experimentar o prato típico da região! Com um show à parte dos simpáticos garçons, temos um rodízio de frutos do mar, arroz e barreado com refrigerante (PET) à vontade!
Após o almoço, embarcaremos na aventura de trem por entre a Mata Atlântica, que é o segundo passeio mais procurado do estado do Paraná, atrás apenas das Cataratas do Iguaçú! São 3h30 de trem, com um guia turístico contando a história e curiosidades da região enquanto passamos por túneis antigos, pontes fininhas e muitas paisagens arrebatadoras!
Com a chegada do trem prevista para entre 18h30 e 19h em Curitiba, o ônibus estará aguardando para a partida para São Paulo, onde deveremos chegar na madrugada de sábado para domingo.
Aluguel de bicicletas
Você quer fazer essa rota, mas não tem sua bicicleta? Não tem problema! A gente aluga uma pra você sentir essa experiência!
Itens Obrigatórios
Opcional