dom., 01 de mar. | Marco Zero (Em frente à Catedral da Sé)

(20 km só asfalto) Piquenique de Abertura - Parque Ecológico do Tietê

Inovando no circuito anual gratuito, iniciaremos nossas aventuras 2020 com o tradicional piquenique de abertura, num novo destino!
A inscrição está fechada
(20 km só asfalto) Piquenique de Abertura - Parque Ecológico do Tietê

Concentração

01 de mar. de 2020 07:00 – 15:00
Marco Zero (Em frente à Catedral da Sé), Praça da Sé, 68 - Centro Histórico de São Paulo, São Paulo - SP, 01001-001, Brasil

Informações sobre o roteiro

Desde 2011, promovemos, anualmente, um piquenique colaborativo para iniciarmos o ano com o "pédal" direito e o estômago cheio. Cada um leva entre 10 e 15 reais em comes ou bebes, e a gente leva mais algumas contribuições e as toalhas! 

O piquenique de abertura já foi realizado no Núcleo do Engordador, na Pedra Grande, na Pedreira DIB, e este ano resolvemos inovar e escolhemos o Parque Ecológico do Tietê para sediar este delicioso encontro! 

Contemplando o circuito gratuito de cicloturismo, a primeira cicloviagem - e a mais fácil de todas - totaliza 20 km, com saída do centro histórico de Sampa, no Marco Zero, e destino final no Parque Ecológico Tietê, para depois seguirmos até a estação de trem mais próxima no tempo de cada um e retornarmos ao centro. 

O parque, inaugurado em março de 1982,  surgiu com o objetivo de preservar o rio Tietê e um pouco de suas várzeas, além de possibilitar uma área de lazer para a população da Região Metropolitana de São Paulo. 

Além de sua função de preservar a fauna e a flora da várzea do rio, o Parque Ecológico do Tietê proporciona aos seus usuários uma série de atividades culturais, educacionais, recreativas, esportivas e de lazer, recebendo mensalmente a média de 330 mil visitantes: 300 mil só no seu Núcleo Engenheiro Goulart e 30 mil no Núcleo Jacuí - também na Zona Leste.  

 Núcleo Engenheiro Goulart (Cangaíba) 

Neste núcleo - o maior do Parque Ecológico do Tietê - os visitantes poderão desfrutar de uma área com 14 milhões de m² que possui desde atrações culturais, programas de educação ambiental, Centro de Recuperação de Animais Silvestres (CRAS) a vários equipamentos de lazer como pista de bicicross; pista de atletismo; 9 km de trilhas; 14 km de ciclovia (na área externa do centro de lazer) e aluguel de bicicletas; 3 quadras de futsal, 2 quadras poliesportivas e 5 campos de futebol society; 16 campos de futebol (4 internos e 12 externos); 1 campo de beisebol; Playground; academia; palco ao ar livre; teatro de arena; anfiteatro; 9 quiosques com churrasqueira e 12 churrasqueiras descobertas; lago com pedalinho e pedalão; passeio de trenzinho e triciclos; restaurante e lanchonetes (que funcionam todos os dias). A estrutura do Núcleo Engenheiro Goulart conta ainda com 12 sanitários, sendo 4 para pessoas com deficiência, 7 vestiários e ambulatório. 

 Núcleo Jacuí (Cangaíba) 

Quem visitar o Jacuí, núcleo um pouco menor com 171 mil m² - bem ao lado do Núcleo Engenheiro Goulart, na zona leste - encontrará  2 campos de futebol, 3 quadras poliesportivas, pista de bicicross e skate, quadra para vôlei de praia, áreas para recreação, 12 quiosques com churrasqueira, salão de festa, vestiários, pista de cooper, equipamento e centro de atividades para a terceira idade. 

INDICAÇÕES E CONTRA INDICAÇÕES

- Pedal total: aprox. 20 km (+ pedalar pelo parque opcionalmente)

- Obrigatório o uso de CAPACETE!

- Percurso com Asfalto (terra opcional na trilha do parque)

- Bicicletas com pneus lisos conseguem fazer o trajeto, mas é mais confortável com MTB

O QUE LEVAR?

- Bicicleta Revisada e câmara reserva para seus pneus

- Comidas e/ou Bebidas (não alcoólicas) num valor entre R$10 e R$15

- Capa de chuva

- Água

-Trava da sua bicicleta

- Alegria e disposição! 

O RETORNO:

Cada um pode sair a hora que preferir, estamos a 10 minutos da estação Eng. Goulart. 

*As cicloviagens gratuitas do Circuito Gratuito de Cicloturismo são abertas a todos e não tem custo vinculado à Pediverde. Cada participante é responsável por sua própria alimentação, hospedagem, condição física e, ao comparecer, atesta que está apto física e mentalmente para participar do evento. A Pediverde apenas se reserva no direito de divulgar a data em que sai para pedalar com seus condutores, dispostos a ajudar e auxiliar no que for necessário para reparos rápidos, e o participante deve levar uma CÂMARA RESERVA ou duas para sua própria bike. A Pediverde não possui peças de reposição e câmaras reserva gratuitas para troca, não se comprometendo com consertos grandes ou acidentes que venham a ser causados por terceiros ou por má pilotagem da bicicleta por parte do participante. Em caso de acidentes, prestaremos os primeiros socorros e encaminharemos o participante para o pronto atendimento, deixando avisado o contato de emergência (deixado no ato da inscrição). Assim, agradecemos por deixar um telefone de emergência válido no ato da inscrição.

A inscrição está fechada