(30 km com terra e asfalto) Vila de Paranapiacaba
Concentração
Informações sobre o roteiro
Paranapiacaba (palavra tupi-guarani porque de lá é possível avistar o oceano atlântico a mais de 600 metros de altura) é um destino que amamos fazer, e nunca saiu do nosso cardápio anual do circuito gratuito de cicloturismo! Uma cidade cinematográfica, tendo sido palco para diversas gravações de filmes, novelas e séries, além do maravilhoso Festival de Inverno em julho e do curioso e interessantíssima Convenção Anual das Bruxas!
Nós visitamos a cidade todos os anos em nosso calendário, além de ser o destino do nosso primeiro módulo da Escola de Cicloturismo, então já deu pra perceber que o lugar é bom pra pedalar, né? Tem asfalto e terra, subida e descida, mirante, pontos turísticos interessantes e muito mais! Só indo para entender.
Pealaremos 30 km, aumentando 10 km da cicloviagem anterior, só que desta vez adicionamos o ELEMENTO TERRA! Terra que deixa o pavimento mais exigente com o ciclista, mas o retorno será pelo asfalto. O passeio costuma levar umas 2 a 3 horas para ir e umas duas horas para voltar, fora o almoço no local (por conta de cada um).
E a volta é mais fácil que a ida, por uma mera altimetrica - a Vila fica mais alta que o nível do mar, e que São Paulo.
O friozinho e a neblina que rolam de vez em quando são um charme a parte!
INDICAÇÕES E CONTRA INDICAÇÕES
- Pedal total: aprox. 30 km (cerca de metade disso é na terra)
- Obrigatório o uso de CAPACETE!
- Percurso com Terra e Asfalto
- Bicicletas com pneus de cravo, mas é possível usar slick até 1.5 (35) de largura no mínimo, com conforto um pouco comprometido. É possível também não ter suspensão na bike, sob a mesma justificativa.
O QUE LEVAR?
- Bicicleta Revisada e câmara reserva para seus pneus
- Sugerimos que você almoce na cidade, pois lá tem muitas opções gastronômicas, e nós sempre comemos juntos no mesmo restaurante.
- Capa de chuva
- Água
-Trava da sua bicicleta
- Dinheiro para almoçar (importante comer, né?)
- Alegria e disposição!
O RETORNO
É por conta de cada um, voltaremos após o almoço para o mesmo ponto de saída, a Estação Rio Grande da Serra da CPTM. Quem quiser ir de carro, consegue parar pelas redondezas!
*As cicloviagens gratuitas do Circuito Gratuito de Cicloturismo são abertas a todos e não tem custo vinculado à Pediverde. Cada participante é responsável por sua própria alimentação, hospedagem, condição física e, ao comparecer, atesta que está apto física e mentalmente para participar do evento. A Pediverde apenas se reserva no direito de divulgar a data em que sai para pedalar com seus condutores, dispostos a ajudar e auxiliar no que for necessário para reparos rápidos, e o participante deve levar uma CÂMARA RESERVA ou duas para sua própria bike. A Pediverde não possui peças de reposição e câmaras reserva gratuitas para troca, não se comprometendo com consertos grandes ou acidentes que venham a ser causados por terceiros ou por má pilotagem da bicicleta por parte do participante. Em caso de acidentes, prestaremos os primeiros socorros e encaminharemos o participante para o pronto atendimento, deixando avisado o contato de emergência (deixado no ato da inscrição). Assim, agradecemos por deixar um telefone de emergência válido no ato da inscrição.